sábado, 26 de abril de 2014

Editais para Projetos Sociais



Não é de hoje que se ouve que há mais recursos disponíveis para investir em boas iniciativas do que projetos com boas iniciativas para recebê-los. As vezes ações acontecem com muita criatividade e esforço comunitário,  mas por não terem um mínimo organização administrativa, perdem oportunidades de ouro. A cada ano, multiplicam-se fundos compostos por dinheiro privado e público, no Brasil e no exterior, para investir em iniciativas sócio-culturais e em empreendimentos diversos. 

Somente para terem uma ideia, listei algumas dessas oportunidades, expressas em editais, e a maioria ainda no prazo para inscrições, e alguns requerem o domínio da língua inglesa. Aqueles ujo prazo está terminando, faço um observação inicial. 

Vejam quais são, logo mais abaixo, os editais nas áreas da cultura, meio ambiente, tráfico humano, juventude, saúde, mulheres e democracia.

Quem sabe você ou alguém envolvido com um sério trabalho ainda não conheça. E se não conseguir classificação desta vez, pelo menos fica uma experiência acumulada para oportunidades futuras, que anualmente aparecem.

Boa pesquisa e bom trabalho.

Murilo Silva 



RELAÇÃO DOS EDITAIS


Fonte da imagem: http://anapaulafitas.blogspot.com.br
- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): Edital, lançado todos os anos, consiste no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2014, em reconhecimento às ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro, para iniciativas de excelência em técnicas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, e para iniciativas  de promoção e gestão compartilhada do Patrimônio 

Informações completas acesse aqui


- Projetos Sociais de Leitura; Bolsas de Fomento à Literatura; Prêmios “Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas”, “Leitura Para Todos” e Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários: Editais do Ministério da Cultura, através da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Secretaria do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), para o apoio em iniciativas de fomento à leitura e à produção literária.
Informações completas acesse aqui ( somente até dia 02/05/2014)


- Prêmio Funarte de Composição Clássica: Edital da Fundação Nacional de Artes – Funarte, com o objetivo de selecionar 37 composições inéditas para solistas, orquestras, conjuntos instrumentais e/ou vocais, que terão estréia mundial na XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea, em outubro de 2015. 

Informações completas acesse aqui

- Quintas no BNDES: Edital do BNDES, que recebe de 25 de março a 09 de maio, inscrições para o concurso de escolha dos espetáculos de música que farão parte do projeto Quintas no BNDES na temporada 2014/2015. O objetivo do concurso é a contratação de 79 espetáculos de música brasileira, em trabalhos individuais ou coletivos, que já tenham demonstrado consistência, originalidade e potência criativa em trabalhos anteriores, independentemente de já estarem inseridos numa dinâmica produtiva regular, com acesso consolidado a canais de difusão existentes. Os espetáculos selecionados deverão se encaixar em três gêneros e três categorias.

Informações completas  acesse aqui (encerramento em 09/05/2014) 



Natura Musical: Edital da Natura, cujo objetivo é a a valorização da música brasileira. Se você é apaixonado por música e tem um projeto que representa a música brasileira e sua diversidade, aproveite. Serão aceitas iniciativas de reconhecida excelência artística e relevância cultural e que representem o pré-requisito base de Natura Musical: valorizar a música que tem origem na essência da brasilidade, mas que dialoga com os sons do mundo. 

Informações completas acesse aqui



Prêmio de Inovação Intercultural: Edital da  Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e o Grupo BMW, que tem o objetivo de selecionar projetos locais altamente inovadores que promovam o diálogo e o entendimento interculturais e representem contribuições cruciais para a paz e a prosperidade. Podem candidatar-se ao prêmio as organizações sem fins lucrativos, ativas nas áreas da migração e integração, sensibilização intercultural, educação para a cidadania intercultural, grupos específicos (religiosos, mulheres, jovens e meios de comunicação). As organizações devem ter experiência comprovada na gestão de projetos interculturais, e devem ter por objetivo aumentar o seu campo de ação.  

Informações completas:acesse aqui (prazo encerra dia 01/05/2014)



Prêmio Educação para a Paz: Edital cujo objetivo é o reconhecimento de indivíduos e organizações que atuem e contribuam para a área de educação para a paz. Os participantes devem fazer parte de programas ou iniciativas que representem uma ferramenta para o aumento da conscientização do impacto que a educação para a paz tem nas pessoas.  
O prêmio é de 20 mil dólares, por volta de 44 mil reais. As organizações que pretendam participar devem indicar o líder da organização, ou representante relacionado com a área em questão. Desde 2007, ano de inicio do Prêmio, que, apesar de as organizações serem convidadas a participar, apenas inviduos foram premiados. O formulario de inscrição deverá ser preenchido em inglês.

Informações completas acesse aqui






Fundo Acelerador de Inovações Cívicas: Edital da Avina Americas, Fundación Avina e Omidyar Network,  com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de projetos de software livre de carácter cívico, especialmente em áreas urbanas.   Para o desenvolvimento ou adaptação de software será dada preferência a licenças de software com código aberto. Só em casos excepcionais serão apoiados o desenvolvimento de software proprietário, sendo necessário que cumpram com fins sociais e os requisitos do serviço de renda interno (IRS) dos Estados Unidos.Entre as temáticas apoiadas estão: mobilidade urbana sustentável, gestão de resíduos sólidos (reciclagem), monitoramento de serviços públicos na área da educação e da saúde nas cidades, acompanhamento das eleições nas cidades, monitoramento do orçamento público, monitoramento do impacto ambiental e gestão das águas, monitoramento de compras públicas e monitoramento do poder legislativo. Poderão participar todas as organizações legalmente constituídas em qualquer país da América Latina. 

Informações completas acesse aqui


- Prêmio Empreendedor Social: Edital que visa valorizar empreendedores com mais de 18 anos, que liderem iniciativas inovadoras há pelo menos três anos de acordo com os princípios da sustentabilidade, com impacto na sociedade e políticas públicas. E ainda, para o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, podem se candidatar empreendedores de até 35 anos que lideram projetos mais recentes, de um até três anos. 
Informações completas: ( o prazo deste encerra dia 27/04/2014...Corra!!!)

Informações completas acesse aqui





Fonte da imagem: www.cnbb.org.br



- Cáritas Brasileira:  Edital para apoio a organizações e movimentos que tenham projetos relacionados com o tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica deste ano “Fraternidade e Tráfico Humano”. Os projetos aprovados receberão de 10 mil a 60 mil reais, dependendo do perfil. Recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, que é composto por 40% de toda arrecadação da Coleta Nacional da Solidariedade, realizada em todas as dioceses, paróquias e comunidades durante o Domingo de Ramos. Os outros 60% da coleta permanecem em suas dioceses de origem e compõem os Fundos Diocesanos de Solidariedade. 

Informações completas acesse aqui



                                                    




- Demokratie & Dialog: Edital de uma organização alemã  que é financiado pela Fundação Open Society. Voltado para organizações da sociedade civil que trabalhem com a temática de políticas públicas de juventude podem receber um auxílio de até dez mil dólares (cerca de 19 mil reais) para desenvolver e hospedar uma página na internet dentro do portal Iniciativa Jovem. Não há uma data limite para envio das propostas, que devem ser escritas em inglês, e considerar a duração de um ano para o projeto financiado.


Informações completas acesse aqui





Fonte da imagem: http://www.silvaesouza.com.br


- União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN): Edital  para o financiamento de projetos de aquisição de terras, pela IUCN, para organizações que pretendam adquirir extensões territoriais de florestas para conservação e gestão sustentável de áreas ameaçadas. O financiamento total é de no máximo 85 mil euros, cerca de 270 mil reais. O formato de apresentação de propostas da IUCN é simples, consistindo num pré-projeto de duas a três páginas, porém escrito em inglês.

Informações  completas: acesse aqui (prazo encerra dia 01/05/2014)


- Programas Ambientais: Edital da Fundação Waterloo que recebe propostas para dois programas ambientais: o Programa Florestas Tropicais e o Programa Marinho. O foco do Programa Marinho são iniciativas de trabalho para deter o declínio das populações de peixes que as comunidades nos países em desenvolvimento dependem. O Programa Florestas Tropicais envolve iniciativas de proteção às florestas tropicais, onde é valorizada a sua importância para o clima, comunidades e biodiversidade, principalmente através do combate ao desflorestamento.

Informações completas acesse aqui 



Fonte da imagem: http://gloritacajaty.com.br

- Programa Grand Challenges Explorations: Edital que promove a inovação na pesquisa em saúde global. A Fundação Bill & Melinda Gates está investindo US$100 milhões para incentivar a inovação na pesquisa da saúde global.O programa de financiamento está aberto a qualquer pessoa de qualquer disciplina, de alunos a professores titulares, e de qualquer organização - faculdades, universidades, laboratórios governamentais, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e empresas com fins lucrativos. Os tópicos que estão recebendo idéias são: Inovações nos sistemas de prestação de contas e de feedback em projetos de desenvolvimento agrícola; Novas maneiras de trabalhar junto: estratégias de integração de serviços de saúde já existentes para aumentar o alcance e os benefícios de intervenções comunitárias em doenças tropicais negligenciadas; Ferramentas e modelos inovadores para apoiar intervenções em distúrbios entéricos; Promoção de comportamentos saudáveis; Explorar novas maneiras de medir o desenvolvimento cerebral fetal e de crianças com até 1 ano de idade; Os projetos bem sucedidos têm a oportunidade de concorrer a um financiamento adicional de continuidade de até US$1 milhão.





Informações completas acesse aqui (encerramento do prazo em 05/05/2014) 





Fonte da imagem: http://ordemlivre.org/

- Geração de Emprego e Renda para Mulheres: Edital do Instituto das Lojas Renner, destinado às organizações privadas e sem fins lucrativos, que operam projetos que visam contribuir para a capacitação das mulheres a partir da aquisição e/ou desenvolvimento de habilidades que facilitem o ingresso no mercado de trabalho. As organizações devem apresentar projetos com mulheres que: contribuam para a aquisição e/ou desenvolvimento de habilidades e facilitem o ingresso no mercado de trabalho através da capacitação profissional; que fomentem o empreendedorismo e formas associativas para a produção e/ou prestação de serviços; e que apoiem mecanismos de inserção no mercado de trabalho. 

Informações completas acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário