sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia Mundial do Rádio - 13 de fevereiro



Lembro ainda naquele dia em que desmontei o velho rádio de minha tia.

Era criança, ano de 1969, acabara de ouvir a visita do homem à lua. Admirado pela conquista saí correndo para a rua. Olhei o céu e imaginei: Mas que loucura. O homem na lua. E aqueles pequeninos fazendo magia , lá dentro da caixa mágica falante de minha tia. Foi quando resolvi desparafusá-la para descobrir aqueles pequenos duendes com voz de gente. Qual minha surpresa, avistei cápsulas de vidro ligadas por fios e ferros. Então pensei: Essas criaturas são menores ainda, e habitam um mundo que nem sei. Voltei para a rua e olhei novamente para o céu: Mas quem disse que não existe vida na lua? Quem garante que aquele primeiro passo astronáutico não tenha dizimado uma população de lunáticos? A vida na lua pode ser menor ainda do que no rádio de minha tia. Tão pequenina que o ser humano não tenha conseguido enxergar. Ou tão grande ao ponto de não perceber que a lua seja apenas uma pequena célula de uma grande vida estrelar.

Confuso e emocionado, volto e fico olhando para o rádio desmontado: E agora, o que faço diante desta desta confusão? Sem saber remontar, fujo para minha casa deixando minha tia sem a sonora difusão.

Obs.

No Brasil, a rádio difusão sonora surgiu em 1922, no Rio de Janeiro – então Capital da República, no dia 20 de setembro, durante as comemorações dos 100 anos da Independência do Brasil, quando o discurso comemorativo do então presidente Epitácio Pessoa, foi transmitido para São Paulo, Petrópolis e Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário